Sucessão empresarial: entenda como funciona

Sucessão empresarial: entenda como funciona

A sucessão empresarial é um momento desafiador para as empresas e a falta de acompanhamento jurídico pode gerar uma série de conflitos, tanto entre os membros do quadro societário quanto com funcionários e parceiros comerciais. Entenda como funciona esse processo e como planejá-lo adequadamente.

O que caracteriza a sucessão empresarial?

A sucessão empresarial é a transferência do controle e da propriedade de uma empresa, que pode ser motivada por fatores como: 

É fundamental que esse processo seja conduzido de forma planejada para assegurar a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Inclusive, o Código Civil brasileiro estabelece regras para a sucessão empresarial, as quais abordaremos mais adiante.

Quais são os tipos de sucessão empresarial?

Existem três tipos de sucessão empresarial, que variam conforme a natureza da empresa e os objetivos dos envolvidos. São eles:

  • Sucessão interna: quando o controle da empresa é transferido para familiares ou funcionários da organização;
  • Sucessão externa: quando o controle da empresa é transferido para compradores externos ou empresas parceiras;
  • Fusão ou incorporação: quando uma empresa se une a outra para formar uma nova organização com estrutura e objetivos próprios.

Principais regras para a sucessão empresarial

A legislação brasileira estabelece algumas regras importantes para a sucessão empresarial. Entre as principais disposições, temos:

  • ao assumir a empresa, o sucessor torna-se responsável pelas dívidas já existentes;
  • na transferência de empresa por herança, o sucessor deve apresentar aos órgãos competentes a certidão de óbito do antigo proprietário e o formal de partilha ou alvará judicial;
  • em caso de falecimento do empresário, a sucessão empresarial será regida pelas normas previstas no Código Civil e no inventário do falecido;

Como planejar e executar a sucessão empresarial com segurança?

O plano de sucessão empresarial deve incluir uma análise financeira da empresa para identificar ativos, passivos, receitas e despesas. Também é importante preparar toda a documentação necessária para a transferência, como contratos, inventários, registros, impostos e certidões.

Como esse é um processo complexo, contar com acompanhamento jurídico faz toda a diferença. O escritório Camargo e Vieira conta com um time de profissionais experientes para orientar os envolvidos sobre as leis aplicáveis e ajudar na elaboração de contratos e outros documentos necessários para formalizar a transferência.

Quer saber mais? Conheça nossa metodologia de consultoria especializada e tenha soluções personalizadas para assegurar a segurança jurídica no processo de sucessão empresarial.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.