fusão de empresas

Fusão de empresas: como funciona e quais as vantagens dessa estratégia?

A concorrência no ramo empresarial nem sempre resulta em rivalidades no âmbito do mercado. Algumas vezes pode resultar em uma fusão de empresas. A necessidade de angariar melhores resultados, vislumbrando lucros e vantagens para ambas, pode resultar em um processo de fusão através de um acordo firmando entre as partes.

Apesar de ser teoricamente simples, o procedimento costuma ser bastante complexo a depender das empresas envolvidas e tamanho. Todavia, mesmo diante de circunstância com grande grau de complexidade, as fusões ocorrem frequentemente no mercado nacional e internacional, tendo em vista os benefícios.

Quer saber mais sobre do que se trata a fusão e suas principais vantagens? Continue a leitura!

Como funciona a fusão de empresas

Do processo de fusão de empresas, decorre a unificação de duas ou mais empresas, fazendo com que se tornem uma. Costuma ser realizado entre organizações/sociedades diferentes. Ou seja, uma empresa A se unifica com a empresa B, e a partir de então se torna a empresa C.

Desse modo, a fusão significa um procedimento em que todas as partes sofrem alterações, o que gera uma empresa em que permanecem as obrigações de onde se originou, porém que não segue os mesmos processos de uma ou de outra.

Das vantagens da fusão de empresas

A realização da fusão de empresas tem motivação vinda por um leque diversificado de vantagens para as organização que estão envolvidas no processo. Basta visualizar a inconstância do mercado, que sempre tem mudanças que acabam por exigir a unificação de forças em circunstâncias de crises ou oportunidade.

Diversificação de mercado

Diversificar o mercado é uma das principais vantagens e motivos para a união de duas ou mais empresas. Aqui, se combina as duas fatias do mercado para a criação de um negócio com maior abrangência. Ainda que uma empresa se concentre em múltiplos setores, ela acaba por se firmar em uma área específica.

A fusão proporciona somar suas posições em diversas áreas consolidadas. O que resulta no alcance de um público maior e diferente, o que expande as possibilidades de negócios.

Aumento da abrangência da marca

Além da fusão ampliar os mercados-alvos, ela também proporciona o aumento da abrangência de uma nova marca que amplifica o público-alvo, não se limitando somente a um determinado mercado. O que faz a organização adquirir um fôlego para a construção de uma nova posição no mercado

Ampliação das receitas

Com a abrangência maior de mercado e de público atingido, há uma tendência de aumento substancial das receitas. Essa é uma das principais razões para a realização dessa operação, pois seus dirigentes analisam a possibilidade de crescimento e maiores oportunidades comerciais. Constantemente, esses resultados são bem mais atrativos do que continuar o funcionamento isolada.

Essas e muitas outras vantagens devem ser consideradas para a realização do processo de fusão de empresas, tendo em vista que se trata de um procedimento de grande porte que pode ocasionar um maior crescimento comercial muito interessante, fazendo com que ambas saiam ganhando.

Dessa forma, percebe-se que a fusão é um procedimento que aparentemente é simples, mas pode ser complexo. No entanto, a chance de ambas as organizações saírem ganhando com tal realização é muito grande e vale a pena ser bem analisada e considerada para um maior crescimento empresarial, valorização da marca, ampliação de receitas, dentre muitos outros pontos positivos.

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