Expansão empresarial

Conheça 5 vantagens do plano de expansão empresarial

No mercado competitivo atual, as empresas precisam manter uma grande influência para conseguirem destaque. Uma forma de se reinventarem para alcançar sucesso nos negócios é por meio do plano de expansão empresarial.

Esse planejamento envolve diversos conceitos, como a abertura de franquias, busca por novos clientes, entrada em outros mercados, entre outros. O importante é ter um planejamento adequado para conseguir êxito nesse processo de ampliação da empresa.

Para saber mais sobre o plano de expansão empresarial e conhecer seus principais benefícios, siga com a leitura deste post!

O que é o plano de expansão empresarial?

O plano de expansão empresarial busca novos produtos ou serviços. É indicado para empreendimentos que atingiram o crescimento máximo, mas ainda desejam crescer mais. É um conceito amplo, pois o tipo de expansão depende do porte da empresa e da sua posição no mercado.

Além disso, pode ser adaptado a diversos cenários. Contudo, seu principal ponto é a manutenção da atividade do negócio em alta, com a finalidade de obter mais lucros nas suas áreas de atuação. Essa estratégia é importante para a empresa sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar seu lucro e sua participação no mercado e ampliar sua influência no ramo de atuação.

Quais são as estratégias de expansão?

O crescimento de uma empresa pode ocorrer de duas formas, que dependem do objetivo e da posição da organização no mercado.

Orgânica

É a mais comum. Nesse tipo, a instituição cresce a partir do que já tem. Dessa forma, a ampliação, geralmente, ocorre com a abertura de filiais ou adição de franquias, aumentando os canais de distribuição dos produtos.

Fusão ou aquisição

Com a fusão ou aquisição, a empresa consegue aumentar o tamanho do negócio rapidamente. Nesse caso, ao adquirir outra empresa, ela passa a alcançar outros públicos.

Quais as principais vantagens da expansão empresarial?

Existem diversos benefícios para as organizações que decidem colocar em prática um plano de expansão. Veja, a seguir, as 5 principais vantagens de adotar essa estratégia.

1. Economia de escala

A economia de escala é um grande benefício que pode ser alcançado com a ampliação da empresa. Quanto maior a organização, mais descontos ela pode obter, além de conseguir melhores condições de crédito junto aos fornecedores.

2. Superação de problemas

Existem alguns percalços no caminho do sucesso. Por isso, o crescimento pode auxiliar em momentos de queda nas vendas, forte concorrência ou margem de lucro baixa.

3. Obtenção de novos clientes

O aumento do negócio pode ajudar a atingir novos clientes, pois pessoas que não tinham interesse pelos produtos ou serviços podem ser atraídas pelas novas condições oferecidas pela empresa em crescimento.

4. Redução de riscos de influências externas

Expandir a empresa leva a outros mercados e à oferta de novos produtos e serviços, o que pode reduzir os riscos de influências externas, como a concorrência ou os avanços tecnológicos. Caso parte do negócio seja ameaçada por mudanças no mercado, a criação de outros fluxos de renda ajudará a instituição a se manter.

5. Aumento do volume de negócios

Com a ampliação do empreendimento, há um aumento no volume de negócios. Assim, aumenta o potencial de lucro e surgem novos fluxos de renda, que ajudarão a organização a se reerguer em caso de declínio nas vendas.

Quais cuidados devem ser tomados?

Para o sucesso do plano de expansão, são necessários alguns cuidados. É preciso ter atenção especial à gestão empresarial, pois, quanto maior o negócio, mais complexo é o seu gerenciamento. Além disso, é importante estar atento para que a organização em crescimento não perca o foco da qualidade dos seus produtos e serviços.

Outro cuidado essencial diz respeito ao capital necessário para fazer os investimentos. Isso porque, para ampliar o negócio, é necessário ter recursos financeiros disponíveis e suficientes.

Importância de contar com uma assessoria jurídica

Mesmo sendo bem planejado, não é um processo fácil. Qualquer erro pode comprometer o resultado, e até impedir a concretização da expansão. É preciso lidar com muitas burocracias jurídicas, o que leva à necessidade de contar com uma assessoria especializada para cuidar dessas questões e minimizar os riscos envolvidos.

O auxílio da consultoria jurídica também é importante para garantir a segurança das decisões relacionadas ao plano de expansão. A presença de um profissional ajudará os envolvidos a manterem o foco no planejamento. Existem bons escritórios especializados na assessoria e consultoria nesse tipo de negócio. Eles poderão desempenhar um papel indispensável nessa fase.

O plano de expansão empresarial não é apenas um meio de aumentar os lucros da empresa. Ele funciona também como uma forma de sobreviver à intensa concorrência. Como existem diferentes formas de expansão, é essencial conhecer a que melhor se adapta ao seu negócio e que vai proporcionar o crescimento adequado da sua empresa.

Gostou das dicas? Veja também os impactos da reforma trabalhista para as empresas!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.