riscos empresariais

Conheça os principais riscos empresariais e como evitá-los

A gestão de uma Pequena e Média Empresa envolve diversos desafios e riscos empresariais, que devem ser conhecidos e avaliados pelos gestores a fim de implementar medidas preventivas. Eles afetam diretamente os processos produtivos, o que pode trazer prejuízos para a empresa e, em situações mais graves, até mesmo inviabilizar a continuidade do negócio. Você sabe quais são esses riscos?

Neste conteúdo, esclarecemos o assunto, falando sobre os principais riscos empresariais e quais medidas você pode adotar para evitá-los. Confira!

Quais são os principais riscos empresariais?

Existem diversos riscos ao abrir um negócio, mas, em geral, eles podem ser classificados em três categorias, conforme explicamos a seguir.

Riscos de processos

Os riscos de processos tratam de problemas relacionados aos procedimentos internos, como o uso de indicadores de desempenho, bem como a gestão e aplicação da legislação vigente. Eles afetam a produtividade, a lucratividade e podem resultar em multas e ações judiciais contra a empresa, devido a irregularidades.

Risco de pessoal

Os riscos de pessoal são aqueles relacionados ao trabalho dos colaboradores, geralmente causados por falta de qualificação, capacidade e habilidades profissionais, além de omissão ou negligência. Isso aumenta a ocorrência de erros nos processos internos (intencionais ou não), prejudica a produtividade e pode resultar em prejuízos para a empresa.

Risco de sistemas

Os risos de sistemas estão relacionados à parte de tecnologia e informática. A falta de informatização da empresa ou o uso de softwares e equipamentos inadequados são capazes de prejudicar o andamento do negócio. Além disso, deixar de fazer as manutenções necessárias e tomar as medidas de segurança podem resultar no vazamento ou na perda de dados.

Como evitar esses riscos na empresa?

Depois de conhecer os tipos de riscos empresariais, provavelmente você está preocupado em saber como evitá-los. Confira as principais dicas para isso!

Tenha um bom planejamento

O planejamento é uma ferramenta fundamental para a gestão de riscos. Ele identifica as finalidades do negócio e o que deve ser feito para atingi-las, a fim de organizar as estratégias da empresa.

Esse conhecimento deve ser repassado para todos os gestores e colaboradores, para que todos trabalhem alinhados à cultura e aos objetivos do negócio. Isso colabora com a retenção de talentos, o aumento da produtividade e, consequentemente, com a redução de riscos e o sucesso da empresa.

Contrate profissionais capacitados

Invista no processo de contratação e no treinamento dos profissionais para garantir uma equipe capacitada. Isso aumenta a qualidade na prestação de serviços, o alinhamento dos colaboradores com as estratégias do negócio e reduz os riscos operacionais.

Lembre-se de que as capacitações e treinamentos também devem envolver assuntos sobre medicina e segurança do trabalho, para evitar acidentes e doenças laborativas, que geram afastamentos e prejuízos ao trabalhador e à empresa.

Conte com uma assessoria jurídica

Um dos maiores problemas encontrados pelas empresas tratam da legislação. Assuntos envolvendo leis trabalhistas, tributárias, ambientais e previdenciárias, além de algumas referentes a contratos, sociedades e direitos do consumidor, por exemplo, são extremamente comuns no dia a dia.

Para conseguir antecipar problemas, evitar prejuízos — como multas e ações judiciais — e não cometer erros, é fundamental contar com uma assessoria jurídica de qualidade. Contrate um escritório especializado em diferentes áreas relevantes para o seu negócio.

Os advogados podem auxiliar na gestão de riscos, especialmente em relação ao cumprimento da legislação e na solução de eventuais problemas, sempre em busca das melhores soluções para o crescimento e sucesso da sua empresa.

Seguindo essas dicas, você conseguirá desenvolver as melhores estratégias para evitar os principais riscos empresariais e lidar da melhor forma com eventuais problemas, garantindo a continuidade do seu negócio!

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber as nossas atualizações por e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.