pessoas negociando contratos comerciais

Entenda a importância de contratos comerciais para sua empresa!

Figuras essenciais no ambiente corporativo, os contratos comerciais têm por objetivo garantir direitos e obrigações aos envolvidos nas transações. Por isso, é indispensável utilizá-los em todas as negociações empresariais para que não haja danos para nenhuma das partes.

Antes de fechar um negócio, é importante elaborar um acordo que informe todas as regras que devem ser seguidas tanto pelo contratante quanto pelo contratado. Seu objetivo é prevenir impasses nas relações corporativas, ocorrência de cobranças indevidas e outros problemas. Por isso, as empresas jamais devem abrir mão desse documento.

Para conhecer mais sobre esses instrumentos essenciais nas relações empresariais, siga a leitura deste post!

Principais tipos de contratos comerciais

No dia a dia de uma empresa, são utilizados diversos documentos, uns mais simples, outros mais complexos. Quem é empresário reconhece a importância dos contratos comerciais para os negócios. Esses acordos empresariais podem estar relacionados a pessoas ou coisas. Confira os principais tipos!

Contrato social

Para a pessoa jurídica, o contrato social tem o mesmo peso da certidão de nascimento para a pessoa física. Ele é o documento que cria a empresa e estabelece suas regras e condições de funcionamento. Nele também constam os direitos e as obrigações de cada um dos sócios que compõem a sociedade. Além disso, esse instrumento orienta a organização quanto à tomada de decisão e à divisão de lucros.

Contrato de compra e venda

Independentemente da área de atuação empresarial, é essencial conhecer sobre o contrato de compra e venda. Toda organização precisa, em algum momento, lidar com a aquisição ou a transferência de algum produto ou serviço.

Esse tipo de acordo garante a bilateralidade contratual, ou seja, atende aos interesses dos contratantes e dos contratados. Por se tratar de um documento legal que envolve a compra e a venda de algo, precisa conter a identificação do comprador, do vendedor, dos bens e de outros termos importantes.

Contrato de trabalho

Para definir legalmente os termos e condições do vínculo entre empregador e empregado, é preciso fazer uso do contrato de trabalho. Os termos podem incluir o pagamento, a carga horária, os benefícios, as cláusulas de rescisão, entre outros. Documentar todos os aspectos da relação de trabalho garante proteção legal às empresas. Por isso, esse documento é a base jurídica para a contratação de pessoal em uma organização.

Importância de contar com uma assessoria jurídica para os contratos comerciais

A rotina empresarial inclui a necessidade de diferentes contratos comerciais para um bom funcionamento. Devido às singularidades de cada documento, é fundamental ter um acompanhamento jurídico.

Embora a empresa possa redigir seus próprios contratos comerciais, são grandes os riscos de ocorrerem erros e inconsistências. Um advogado ou consultor jurídico ajuda a garantir uma gestão de contratos eficiente, com cláusulas válidas e dentro da lei.

Os contratos comerciais estabelecem as relações entre a empresa e as pessoas físicas e jurídicas com as quais ela negocia. Desde o contrato social, passando pelos instrumentos de compra e venda, até os contratos de trabalho, tudo envolve o dia a dia empresarial. Para redigir esses documentos com clareza, busque a assistência de um profissional jurídico!

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.