Como diminuir a inadimplência em uma empresa?

Como diminuir a inadimplência em uma empresa?

A concessão de crédito pelas empresas é uma das principais estratégias para aumentar as vendas, porém, isso também traz riscos para o negócio, devido à inadimplência. Infelizmente, nem sempre os clientes cumprem as suas obrigações em dia, e esse é um dos maiores desafios na gestão, pois prejudica o desenvolvimento do negócio.

Portanto, é fundamental entender como diminuir a inadimplência em uma empresa e implementar medidas para garantir que todos os pagamentos serão recebidos corretamente. Afinal, o pagamento de fornecedores, colaboradores e os lucros do negócio dependem disso, não é verdade?

Pensando nisso, separamos as principais estratégias que você pode aplicar para reduzir a inadimplência na empresa. Continue a leitura e informe-se!

Faça uma análise de crédito antes da venda

Antes de vender a crédito, é importante verificar as informações do cliente e fazer uma análise. O histórico de compras na empresa e a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, são importantes para identificar eventuais pendências financeiras.

Se o consumidor está inadimplente com outras empresas ou tem um score muito baixo, os riscos da concessão de crédito são maiores. Com base nessas informações, é preciso analisar se a concessão de crédito é realmente viável e, se não for, oferecer outras formas de pagamento que sejam seguras para o negócio.

Ofereça diversas formas de pagamento

Ter um crediário próprio e aceitar cheques são boas estratégias para conseguir mais vendas, mas quando a análise de crédito demonstra muitos riscos, é necessário que o cliente tenha outras opções para realizar a compra.

Descontos para pagamentos à vista ou vendas no cartão de crédito são ótimas opções. No primeiro caso, apesar de reduzir a margem de lucro, a empresa garante o recebimento de valores, sem o desconto de taxas, como acontece nas vendas pelo cartão.

No segundo caso, apesar de a empresa precisar arcar com as taxas, essa alternativa garante o recebimento dos valores, tendo em vista que a instituição financeira se responsabiliza pelo pagamento, independentemente da quitação da fatura do cartão.

Automatize os processos

Um bom controle das contas a pagar e a receber é fundamental para facilitar a avaliação de crédito e a identificação de inadimplência. Fazer isso manualmente aumenta os riscos de erros e dificulta a busca pelas informações.

Por isso, a empresa deve contar com um software de gestão para cadastrar todos os clientes e as vendas realizadas. Assim, é possível identificar os pagamentos em aberto para implementar as medidas de cobrança necessárias.

Tenha uma regra de cobrança efetiva

Se o assunto é como diminuir a inadimplência em uma empresa, saber cobrar os clientes é fundamental. Para não cometer erros, é essencial criar uma regra de cobrança efetiva, mapeando todos os processos para a recuperação do crédito e os prazos para implementar cada medida. Isso inclui diversas estratégias, como:

  • envio de notificações para o cliente próximo ao vencimento das parcelas para lembrá-lo do pagamento;
  • frequência de contato em busca da regularização da dívida, após o vencimento;
  • opções de negociação da dívida (descontos, formas de pagamento etc.);
  • envio de notificação extrajudicial de cobrança;
  • inclusão em cadastros de inadimplentes;
  • cobrança judicial da dívida.

Para ajudar com todos os procedimentos de cobrança, conte com o apoio de um escritório de advocacia. Os advogados contam com o conhecimento necessário para cobrar os clientes extrajudicialmente de forma efetiva e seguindo as regras impostas pela lei.

Além disso, os profissionais conseguem identificar o melhor momento para entrar com a cobrança judicial, se for o caso, e tomarão todas as medidas para recuperar o crédito da empresa.

Seguindo as nossas dicas sobre como diminuir a inadimplência em uma empresa, será mais fácil estruturar os processos de venda e de cobrança dos clientes para evitar prejuízos no negócio.

Achou este post interessante? Leia também sobre “Qual o impacto da reforma trabalhista para as empresas?”.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.