consultoria societária

Você sabe como funciona uma consultoria societária?

No processo de abertura de uma empresa, é comum que o interessado busque conhecer os modelos disponíveis e as ferramentas de gestão. Contudo, a maioria dos empresários acaba deixando de lado uma atividade muito importante: a consultoria societária.

Esse serviço é indicado para empresas de todos os portes. Ao apresentar possíveis cenários e os riscos relacionados, ele ajuda a otimizar as estratégias empresariais. Porém, muitos gestores ainda desconhecem os benefícios que ela traz.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para abordar os principais pontos que envolvem essa atividade. Continue a leitura e descubra a importância dessa prática para o seu negócio!

O que é consultoria societária?

Trata-se de um tipo de serviço que orienta os sócios sobre os pontos relacionados à constituição da empresa, além das questões que envolvem a estrutura societária e a responsabilidade dos integrantes do quadro societário.

Dessa forma, ela é responsável por apresentar soluções para a reorganização e o planejamento societário em diferentes circunstâncias, incluídas as questões que envolvem problemas entre os sócios. Para isso, ela oferece recomendações específicas para cada problema no âmbito societário das empresas.

Como funciona uma consultoria societária?

Agora que já apresentamos o conceito dessa atividade, é importante conhecer como ela funciona. Para isso, trouxemos algumas tarefas que fazem parte da consultoria societária. Confira!

Auxílio no planejamento

Uma estratégia comum ligada à reestruturação do patrimônio da empresa é o planejamento sucessório. Por meio deles, é garantida que, em caso de ausência ou falecimento de algum sócio, haja continuação do negócio por determinado grupo.

Por isso, caso a sucessão da participação societária não seja estabelecida no momento da constituição do negócio, pode ocorrer a perda da participação, ou sua designação para uma pessoa indeterminada, caso o sócio venha a faltar.

Dessa forma, a consultoria societária atua no sentido de auxiliar os sócios a vincularem sua participação na empresa às pessoas que eles desejarem. Assim, em caso de algum problema que impeça sua participação direta, ela será transmitida ao sucessor indicado por ele.

Reestruturação societária

Os procedimentos estruturais da organização, como fusões, incorporações e cisões, exigem o acompanhamento de profissionais especializados, devido ao alto grau de complexidade envolvido nesses processos.

Por isso, a consultoria societária pode auxiliar nesses casos de reestruturações. Os consultores são especialistas nesse tipo de procedimento, e podem tornar o processo mais ágil e menos oneroso. Além disso, eles avaliam a estratégia da empresa e oferecerem propostas de modificação societária baseadas no objetivo da organização.

Auxílio em conflitos

Ter um negócio sempre envolve interesses financeiros e patrimoniais. Por isso, é importante saber separá-los para obter sucesso no empreendimento. Nesse sentido, a consultoria auxilia os sócios em casos de conflitos no âmbito empresarial.

Ao intervir em pequenos conflitos que poderiam prejudicar a sociedade, ela evita que eles ultrapassem o setor profissional e invadam o relacionamento pessoal dos sócios.

Elaboração do Memorando de Entendimento

Existe um documento que é frequentemente negligenciado pelas empresas, mas que é uma peça estratégica na base de sua formação. Trata-se de um acordo, chamado Memorando de Entendimento, que é firmado entre os sócios para definir os direitos e obrigações de cada um, mas que não se confunde com o contrato social da empresa.

A consultoria jurídica tem um papel importante nessa etapa, com a elaboração, junto aos sócios, desse documento. Nele constará o entendimento entre eles, com as principais informações para o bom funcionamento da empresa, como a divisão da participação de cada sócio, o papel de cada um deles, os valores que serão investidos, a forma de remuneração, entre outras tratados relevantes.

Por que é importante contar com uma consultoria societária de confiança?

O consultor societário atua com o acompanhamento das inúmeras e frequentes atualizações legais, o que possibilita que ele observe os rumos que a lei vai tomando, e consiga antecipar alguns atos antes mesmo que eles sejam aprovados e efetivamente cobrados.

Dessa forma, uma empresa de confiança pode auxiliar a melhorar os rumos do negócio. Por isso, vale a pena pesquisar escritórios que se destaquem no mercado e ofereçam esse serviço com excelência. Escolher bons profissionais é muito importante, pois a escolha correta poderá garantir o sucesso empresarial.

Assim, apesar de ainda ser uma atividade desconhecida por boa parte dos gestores, a consultoria societária permite que os empresários tenham o conhecimento necessário para solucionar questões importantes que envolvem sua participação no negócio. Ela proporciona muitos benefícios, e sua aplicação abrange uma série de pontos importantes para a saúde do negócio.

Gostou das dicas? Então, entre em contato conosco para trabalharmos juntos rumo ao sucesso da sua empresa!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares