4 sinais que a sua empresa precisa de uma consultoria tributária

É fato que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo. A diversidade de normas existentes na legislação, a constante mudança das leis e a complexidade do sistema tributário nacional são desafios que atrapalham as empresas cumprirem as obrigações fiscais de maneira adequada.

Nesse sentido, contar com uma consultoria tributária pode ser a melhor opção para driblar as complicações e otimizar a situação da empresa. Afinal, é essencial contar com uma equipe especializada que tire dúvidas e auxilie o gestor a manter o pagamento de tributos em dia e, assim, evitar a condenação em multas e demais punições.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas situações que estão suscetíveis de acontecer na empresa e por que contratar uma consultoria tributária é uma boa opção. Acompanhe a leitura.

Qual é o papel da consultoria tributária?

A consultoria tributária é um serviço realizado por advogados ou contadores com o objetivo de realizar um diagnóstico geral sobre a situação financeira e fiscal do negócio, além de propor maneiras para solucionar os problemas e otimizar as operações.

Esses profissionais orientam o empresário sobre todos os trâmites que envolvem as operações fiscais, como:

  • solicitar eventuais incentivos fiscais que são oferecidos pelos governos (redução ou isenção de impostos);
  • organizar um planejamento tributário eficiente;
  • determinar o melhor regime tributário para a empresa, conforme as suas particularidades;
  • realizar a consultoria e revisão de operações financeiras e fiscais;
  • planejar o pagamento e resolver possíveis pendências junto ao Fisco.

Sua empresa precisa de uma consultoria tributária?

Conheça, a seguir, alguns indícios que demonstram que a sua empresa necessita de uma consultoria tributária.

1. O recolhimento dos tributos está sendo feito de maneira incorreta

Nem sempre os gestores têm o conhecimento exato sobre quais são os tributos que a empresa é obrigada a recolher. Nesse sentido, é essencial contar com um profissional experiente que analise o regime tributário do negócio e o enquadre na melhor modalidade, além de ser o responsável por verificar as melhores opções de pagamento e evitar prejuízos.

2. A empresa foi multada ou autuada pelo governo

Se, porventura, a empresa apresentar alguma pendência fiscal, ela poderá cair nas “garras do Fisco”. Isso significa que ela terá que arcar com multas e demais tipos de sanções, que podem ter um alto valor e até mesmo ocasionar a sua falência. Essa situação crítica é gerada por falhas no recolhimento dos impostos, não realização das obrigações acessórias, fraudes, adulteração nos valores etc.

3. A empresa precisa economizar

A instabilidade da economia exige uma postura cautelosa. Por isso, nada mais importante nesse momento do que evitar o desperdício de dinheiro e altos investimentos. Nesse sentido, se torna essencial contar com o apoio de uma consultoria tributária. Esse profissional vai estudar o caso e buscar realizar melhorias no sistema fiscal: solicitar a redução de prestações, otimizar o pagamento e obter isenções e benefícios fiscais previstos na lei.

4. O gestor não sabe qual o seu regime de tributação da empresa

Não é raro se deparar com gestores confusos sobre o modelo de tributação escolhido. Trata-se de um regime fiscal de essencial importância, uma vez que vai guiar o recolhimento de tributos e vai determinar a possibilidade de concessão de isenções, por exemplo.

Infelizmente, alguns empresários enquadram os seus negócios em regimes inadequados e que não condizem, de fato, com as atividades e o faturamento real da empresa. Isso pode trazer prejuízos e a incidência de uma elevada carga tributária, muito além do que deveriam pagar.

A contratação de serviços de consultoria tributária é necessária para empresas que desejam se adequar plenamente à legislação e se proteger contra eventuais problemas e demandas fiscais, além de propiciar a redução de tributos. Por isso, nada melhor do que contar com profissionais capacitados para cuidar da vida financeira e fiscal da empresa.

Está em busca de auxílio para regularizar a situação fiscal da sua empresa? Entre em contato conosco!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.