Assessoria trabalhista

Assessoria trabalhista: como funciona e em quais procedimentos ela atua?

Em momentos de crise financeira e cortes de gastos, muitos gestores só buscam ajuda profissional quando enfrentam algum problema jurídico, como ações na Justiça do Trabalho ou fiscalizações do Ministério Público. Contudo, esse tipo de situação poderia ser facilmente evitada com uma assessoria trabalhista.

A consultoria jurídica pode ser reativa ou preventiva. Por isso, é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho do negócio. Com o auxílio de advogados, o empresário evita problemas legais e aumenta a satisfação dos colaboradores, melhorando a imagem da empresa no mercado.

Para conhecer mais sobre esse tipo de serviço e entender como esses profissionais atuam em prol da sua empresa, continue a leitura!

Como funciona a assessoria trabalhista?

Quando o assessoramento visa resolver um problema já existente, como um processo trabalhista em curso, ele atua de forma reativa, pois seu principal objetivo é solucionar uma questão específica. Já quando a assessoria visa prevenir problemas a partir de uma análise geral da situação da empresa, ela atua de forma preventiva.

Nesse caso, são identificadas quais regras a empresa deve seguir e quais são as possíveis fontes de passivos trabalhistas, além de analisar procedimentos internos e verificar as condições do ambiente de trabalho.

Quais são os seus procedimentos?

Esse assessoramento é desenvolvido para empresas que buscam auxílio na administração do departamento pessoal. O serviço envolve rotinas de admissão e contratação de funcionários, obrigações trabalhistas e previdenciárias, além de atividades relacionadas aos sócios, como cadastro e pagamento de pró-labore.

Dessa forma, a assessoria trabalhista atua com procedimentos de:

  • enquadramento sindical;
  • elaboração de contrato de experiência;
  • controle de registro e documentação dos funcionários;
  • acompanhamento da folha de pagamento, verificando atrasos, horas extras e adicionais;
  • encargos trabalhistas;
  • orientações sobre benefícios;
  • controle de férias;
  • 13º salário;
  • acompanhamento de Convenção Coletiva;
  • orientações sobre legislação trabalhista.

Como a assessoria trabalhista atua?

Além dos procedimentos realizados, ela também atua revertendo problemas legais que a empresa esteja enfrentando, e evita a ocorrência de novos processos e irregularidades. O processo de assessoria fornece informações relevantes para embasar as escolhas dos empresários. A parte trabalhista inclui questões relacionadas às condições de trabalho, como:

  • situação dos contratos trabalhistas;
  • procedimentos internos relacionados aos colaboradores, como controle de ponto, atestados médicos e horário de almoço;
  • condições estruturais do ambiente de trabalho;
  • análise da Convenção Coletiva;
  • adequação dos procedimentos internos.

Qual é a importância de contar com uma consultoria jurídica?

Muitos empresários se mostram frequentemente preocupados com a possibilidade de enfrentarem processos trabalhistas ou com as ações que já estão em curso. Por isso, empresas líderes no mercado já compreenderam a importância de contratarem uma assessoria jurídica para evitar essas situações.

Um serviço jurídico de qualidade foca em analisar os detalhes em busca de problemas e do que pode dar errado, além de oferecer soluções a esses contratempos e prevenir a ocorrência de adversidades que poderiam ser evitadas. Para que o negócio cresça e prospere de forma sustentável, com prevenção e diminuição de riscos, é recomendável contar com uma consultoria jurídica para auxiliar nessa demanda.

A Camargo & Vieira vem atuando para aumentar a segurança dos empresários e gestores que precisam lidar diariamente com questões jurídicas. O escritório conta com profissionais especializados e preparados para cuidar dessas demandas nas empresas. Assim, tais atividades ficam nas mãos de quem realmente entende dos processos, garantindo que os procedimentos estejam dentro das leis brasileiras.

A assessoria trabalhista representa um investimento essencial para o crescimento saudável de empresas de diferentes portes. É um serviço fundamental para empresários que buscam a reorganização de seus empreendimentos e a adequação às normas vigentes.

Agora que você conheceu mais sobre a importância de contratar uma assessoria jurídica para cuidar das questões trabalhistas do seu negócio, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.