Política de Cookies: Sua Empresa Está Adequada?

Política de Cookies: Sua Empresa Está Adequada?

Nos últimos anos, a política de cookies vem se tornando um assunto cada vez mais relevante.  Isso porque as legislações nos mais diversos países têm ficado mais rigorosas quanto ao uso de tecnologias de rastreamento e, também, porque os consumidores e usuários da internet estão mais preocupados com a privacidade de seus dados e exigem transparência por parte das empresas.

Por conta disso, todas as marcas que estão na internet precisam dar a devida atenção ao assunto e garantir que sua atuação online esteja de acordo com as regras de privacidade e proteção de dados. Leia este artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é política de cookies?

Os cookies, na internet, são pequenos arquivos criados pelos sites que um usuário visita. Eles são utilizados para rastrear as atividades virtuais dessa pessoa, como suas preferências de navegação, para permitir, por exemplo, que a página seja personalizada de acordo com o perfil dela.

Outro objetivo dos cookies é aumentar a velocidade de transporte dos dados de uma página para outra do mesmo site. A questão é que, por mais inocentes que pareçam, esses pequenos arquivos podem conter informações pessoais e dados sensíveis dos usuários. Por isso, a empresa precisa ter e disponibilizar aos visitantes uma política clara de como e para que esses dados são utilizados.

Essa política deve estar de acordo com a legislação vigente no país e apresentar, por exemplo, qual é o tempo de armazenamento dessas informações. Os usuários também devem ter o direito de rejeitar os cookies, obtendo, assim, um maior controle sobre seus dados.

Como garantir que a política de cookies da sua empresa esteja em conformidade com a legislação

No Brasil, o dispositivo que rege todas essas questões relacionadas à privacidade de informações na internet é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela abrange todos os tipos de negócio que coletam dados de seus clientes, tanto online quanto offline.

Para elaborar a política de cookies da sua empresa, é importante:

  • analisar quais dados e informações são coletados e armazenados por meio dos cookies;
  • garantir a obtenção de consentimento explícito dos usuários em alguma ocasiões, para que seus dados sejam coletados;
  • garantir que o texto da política seja acessível ao usuário e tenha uma linguagem clara e direta para apresentar informações detalhadas sobre a coleta, o armazenamento e a utilização de seus dados;
  • oferecer opções de controle ao usuário, para que ele possa decidir quais cookies aceita e quais não aceita, de maneira individual. 

Se você se interessa pelo assunto, aproveite para ler também o nosso artigo sobre o que é governança de dados e saiba como alinhar os processos organizacionais às demandas da LGPD.

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