Departamento jurídico: saiba como estruturar

Departamento jurídico: saiba como estruturar

O departamento jurídico de uma empresa é muito importante, pois é responsável por garantir a conformidade com as leis e regulamentações, além de gerenciar os riscos legais envolvidos nas operações comerciais. 

Para que isso seja feito da forma correta, é essencial que o setor seja muito bem estruturado, a fim de garantir que as questões legais sejam tratadas de forma consistente e estratégica. 

Leia este artigo e confira dicas de como estruturar o departamento jurídico de uma empresa.

Defina qual deve ser a estrutura

O primeiro passo é entender muito bem quais são as necessidades principais para que a empresa mantenha sua segurança jurídica. A partir daí, será possível definir a estrutura necessária para atendê-las. A partir dessa análise, devem ser delineados:

  • o número de funcionários;
  • o perfil dos advogados a serem contratados;
  • a hierarquia dos cargos.

Tudo levando em consideração, é claro, o orçamento disponível. 

Contrate profissionais qualificados

Com a definição do número de advogados que deve ser contratado e de quais os perfis, é a hora de partir para as contratações. O sucesso do trabalho depende muito da qualidade desses profissionais, portanto, é importante conduzir o recrutamento com muita dedicação para encontrar pessoas realmente qualificadas para exercer suas funções.

Estabeleça metas e objetivos claros

Para entregar um bom trabalho, cada equipe de uma empresa deve saber quais são suas metas e objetivos, e com o departamento jurídico não é diferente. O time precisa ser bem direcionado e ter indicadores jurídicos bem estabelecidos para alcançar os resultados esperados. 

Alinhe o departamento com os objetivos da empresa

O departamento jurídico não deve funcionar como num organismo isolado da empresa, por mais que suas atividades sejam diferentes das do ramo de atuação da organização. Ele deve estar totalmente alinhado com os objetivos gerais da empresa, trabalhando em conjunto com outras áreas para garantir que as operações estejam em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

Implemente processos eficazes

É necessário delinear processos claros e eficazes para gerenciar as questões legais, incluindo: 

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada na estruturação do departamento jurídico, ajudando a automatizar processos, gerenciar documentos e fornecer insights valiosos sobre riscos e tendências. Não fique parado no tempo, conte com os avanços tecnológicos para automatizar a empresa nos mais diversos aspectos. 

Gostou deste artigo? Então aproveite para ler também o nosso conteúdo sobre como otimizar os processos na empresa com uma boa gestão jurídica. 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.