Advocacia Disruptiva: Saiba Tudo Sobre Essa Inovadora Modalidade Do Direito
Modelos de trabalho que traziam ótimos resultados até pouco tempo já não conseguem atender a um mercado cada vez mais exigente, mutável e amparado pela tecnologia. No direito, não é diferente. Modalidades tradicionais estão sendo postas de lado para dar espaço à advocacia disruptiva, mais próxima ao cliente e focada nos seus resultados: a consultoria jurídica que pode salvar a sua empresa!
Se você nunca ouviu falar desse conceito, continue lendo o artigo e entenda mais sobre o tema.
O que é advocacia disruptiva?
De acordo com o dicionário, “disrupção” significa “ato de romper ou interromper um processo natural”. Quando aliado ao direito, esse termo diz respeito à mudança no padrão de pensamento e na forma de ação de uma das áreas de atuação mais tradicionais do mundo.
A área jurídica é, evidentemente, um dos nichos mais marcados pela rigidez e solitude de sistemas históricos. Afinal, leis são construídas a partir das necessidades sociais percebidas ao longo dos anos. Porém, no mundo atual, essas transformações estão acontecendo de maneira cada vez mais rápida, exigindo soluções mais eficientes e urgentes.
Neste cenário, o profissional jurídico precisa estar disposto a “pensar fora da caixa”, e entender como adaptar o direito para a realidade do momento.
A advocacia disruptiva, portanto, propõe uma ruptura com os modelos tradicionais de consultoria. Seu objetivo é analisar as necessidades atuais do mercado e dos colaboradores para usar novas ferramentas que tragam mais agilidade aos processos.
Isso não significa, de forma alguma, deixar a ética e a sobriedade do trabalho de lado, mas, sim, procurar por mecanismos que atendam melhor às demandas emergentes, colaborando para o compliance das empresas, facilitando a adequação às leis e focando diretamente nos resultados da organização.
Essa forma de atuação se tornou especialmente necessária à área jurídica empresarial, já que este é um dos guias na tomada de decisões de negócios, o que pode aumentar a competitividade de empresas no mercado.
Quais são os pilares da advocacia disruptiva?
As adaptações que a advocacia disruptiva propõe são inúmeras e podem estar relacionadas desde o vestuário e a linguagem até a forma de atuação dos profissionais. Entretanto, as principais mudanças entre esse modelo de trabalho e o convencional se baseiam em quatro pilares:
1. Gestão
Um escritório de advocacia disruptivo passa a trazer ferramentas administrativas para o corpo de profissionais, que fazem a sua própria gestão. Essa postura é importante pois gera mais consciência administrativa, organizacional e empreendedora aos advogados, o que é excelente para se aproximar da realidade dos seus clientes — tornando-se a melhor opção de escritório de advocacia para startups, por exemplo.
2. Advogados especializados
O modelo de advogado genérico, que cuida de todas as áreas, é deixado de lado. O formato disruptivo leva ao cliente profissionais cada vez mais especializados em suas áreas, capazes de interagir e buscar soluções com outros setores. Desta forma, o cliente fica mais seguro a respeito do atendimento.
3. Tecnologia
O investimento em inteligência artificial aumenta consideravelmente no modelo de advocacia disruptiva, assim como a procura por profissionais capacitados para ler dados. São adotadas ferramentas de gestão de tarefas e de relacionamento com o cliente, além de softwares com alta capacidade de busca de informações e geração de relatórios.
Com a automatização, é possível lidar com uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo. Isso provoca uma redução nas chances de erro e no tempo gasto com funções de sistematização e pesquisa.
Os advogados conseguem ter opiniões baseadas em dados e se dedicar à procura de soluções diante das demandas, o que aumenta a segurança dos gestores do cliente para tomar melhores decisões.
Por que contratar um escritório de advocacia disruptiva?
Contratar um escritório de advocacia disruptiva é ter a certeza de que a sua equipe jurídica está sempre buscando inovação e está pronta para te levar o que há de mais moderno neste mercado. Dessa forma, você pode esperar por soluções personalizadas para o seu momento de negócio.
Conte com o Camargo e Vieira!
O Camargo e Vieira é um escritório de advocacia com foco em consultoria jurídica para empresas, atuando especialmente nas áreas tributária, societária e de proteção de dados. Nosso campo de atuação exige que os sócios estejam atentos a todas as nuances e inovações do mercado.
Por isso, buscamos fornecer um trabalho mais disruptivo, para além do modelo tradicional de advocacia, com intuito de facilitar o atendimento e aproximar o direito da realidade do cliente.
Quer conhecer mais sobre o nosso modelo de trabalho? Então preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato com você!