Consultoria fiscal: o que é e como funciona

Consultoria fiscal: o que é e como funciona

Também chamada de consultoria tributária, a consultoria fiscal é um processo de suma importância estratégica no mundo dos negócios, especialmente no que tange à relação empresa-governo. 

Mas, afinal, o que é essa consultoria, qual o seu objetivo e como ela funciona? Leia este artigo para entender!

O que é uma consultoria fiscal?

A consultoria fiscal é um serviço que tem o objetivo de manter uma empresa regularizada e em conformidade com a legislação vigente. Ela deve ser realizada por profissionais especializados, que tenham os conhecimentos necessários nas áreas tributária e contábil.

Ela pode ser dividida em duas categorias:

  • consultoria fiscal preventiva;
  • consultoria fiscal corretiva.

No primeiro caso, o serviço é contratado previamente, para que seja possível planejar de maneira estratégica os próximos passos da empresa. 

O segundo tipo é contratado para “passar o pente fino” e garantir que a empresa não esteja cometendo erros tributários que podem custar bastante caro. Nesse processo, é importante garantir não apenas que o negócio esteja pagando todos os impostos decorrentes do tipo de regime tributário adotado, mas também que os comprovantes estejam sendo devidamente enviados ao governo.

Além disso, a consultoria deve analisar a situação financeira da empresa de maneira geral e desenvolver estratégias para diminuir os riscos operacionais e manter as contas em ordem. 

Como funciona a consultoria fiscal

De maneira bem prática, o consultor fiscal deve, durante o processo, analisar qualquer risco tributário que a empresa esteja correndo, bem como identificar oportunidades de otimizar essa categoria de gastos para aumentar a lucratividade no negócio e ajudar em sua competitividade.

Tudo começa na etapa de verificação, onde deve ser realizada a apuração do recolhimento de todos os impostos devidos pela empresa. 

Depois disso, é importante entender se existem oportunidades para reduzir os gastos tributários. É possível, por exemplo, analisar a legislação municipal, estadual e federalem busca de eventuais incentivos fiscais para o seu setor..

Com esses dados em mãos, é preciso providenciar todos os registros, comprovantes e documentos fiscais que comprovam a legalidade da empresa, corrigir as falhas identificadas e criar estratégias que permitam o melhor aproveitamento financeiro possível. 

Quer entender mais sobre esse tipo de serviço e contratar para a sua empresa? Então acesse a página de diagnóstico fiscal no site da Camargo e Vieira Advogados e solicite a sua reunião gratuita.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.