Como melhorar o relacionamento com fornecedores na sua empresa?
No negócio,melhorar o relacionamento com fornecedores é uma das formas de garantir resultados positivos. A diferença com relação aos relacionamentos pessoais é que este geralmente envolve mais níveis de tolerância e fidelidade, enquanto os profissionais são gerenciados com apoio em objetivos comuns, devendo ter clareza e objetividade, bem como regras claras e contratos estabelecidos.
No final, o efeito positivo de um bom relacionamento com fornecedores é a produção de alta qualidade, a melhoria da produtividade e o ganho da preferência dos consumidores. Quer saber como melhorar o relacionamento com os fornecedores da sua empresa? Então, continue a leitura e confira!
Boa comunicação com o fornecedor
O primeiro passo é criar um vínculo de parceria e confiança por meio de uma comunicação clara. A relação entre empresas e fornecedores são uma troca de favores baseada em contratos de serviços bem delimitados e objetivos, a fim de evitar dúvidas e desavenças.
Os diálogos francos protegem a empresa e o fornecedor de conflitos futuros. Se, por exemplo, a sociedade empresarial necessita de três caixas de papel em dois dias, nada adiantará se o produtor confirmar a entrega e aparecer atrasado ou com uma quantidade menor que o pedido. É preciso, portanto, investir em uma boa interlocução para garantir o solicitado na data combinada — a nossa próxima dica.
Obrigação no cumprimento dos prazos
Após conversas claras, a próxima dica é analisar o cumprimento dos prazos. Negociar com quem promete e não cumpre não é saudável para o mercado, pois uma entrega após a data agendada é capaz de gerar transtornos logísticos e financeiros.
A solução para esse entrave seria o acordo de entregas em prazos mais curtos ou aumento de quantidade de produtos no estoque. Essa última estratégia deve ser analisada com cuidado, já que pode contribuir para o avanço de perdas de artigos armazenados.
Todos esses ajustes evitam a relação negativa entre a empresa e o fornecedor, e possibilita programações futuras para escapar de erros, protegendo a organização empresarial de abalos financeiros.
Bons preços
Analisamos que é mais fácil negociar com empresas e fornecedores que tenham desenvolvido uma relação de confiança e parceria. Entretanto, a parte fundamental dessa relação é a procura de fornecedores que ofereçam os preços mais baixos, dentro do nível de qualidade desejado.
O planejamento de custos deve considerar o preço dos serviços, dos instrumentos usados, da qualidade do produto oferecido e da entrega dos prazos: todos esses itens fazem parte do desempenho da empresa no mercado. É importante, nesse item, não colocar o preço acima da qualidade; sempre analise a relação custo-benefício no momento de analisar preços.
A partir desses itens, escolha com segurança os seus fornecedores, monte listas e pesquise cada possível parceiro. Assim, é mais fácil decidir de forma responsável considerando as necessidades da sua sociedade empresarial.
Análise de indicadores de desempenho
A aplicação de indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, é essencial para o gerenciamento da empresa fornecedora e para garantir o desenvolvimento das metas programadas.
Assim, a elaboração de indicadores de desempenho ajuda no monitoramento dos resultados da parceria e orienta na tomada de decisões ou criações de novas estratégias para melhor execução comercial. Portanto, os indicadores orientam a visão que uma empresa precisa para construir uma base sólida e alinhá-la aos alvos delineados.
Por fim, lembre-se de que um bom relacionamento com fornecedores é o básico para o desenvolvimento da empresa. Uma relação de confiança garante o oferecimento de bons produtos e serviços aos compradores e, consequentemente, potencializa as vendas e faz da sua empresa um sucesso.
Busque uma relação de comprometimento, respeito aos prazos, condições claras para todos os envolvidos e o melhor custo-benefício, sem esquecer de avaliar o fornecedor por meio de KPIs. Com esses cuidados, é possível melhorar relacionamento com fornecedores e garantir a qualidade do produto ou serviço da sua empresa.
Entendeu a importância de um bom relacionamento com fornecedores? Que tal continuar lendo sobre os assuntos relacionados a uma boa gestão empresarial? Confira nosso artigo sobre 4 dicas para fazer a redução da carga tributária de uma pequena ou média empresa.