Como a LGPD pode impactar sua organização ou seu negócio?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está em vigor desde 18 de setembro de 2020! Embora as sanções só sejam aplicadas a partir de agosto de 2021. Assim, a lei vai impor às empresas mudanças na forma como lidam com dados pessoais de colaboradores, clientes e fornecedores, demandando maior transparência por parte das empresas, a implementação de um bom programa de privacidade e uma maior preocupação com os dados pessoais tratados.  

A LGPD também vai mudar a percepção das pessoas com relação às empresas, pois o descuido com relação ao tratamento de dados pessoais e à segurança cibernética poderá gerar vazamentos de dados capazes de destruir a reputação de uma empresa perante seus clientes.  Veja o que falaremos nesse post:

Além disso, as empresas vão precisar revisar seus processos internos para identificar e adequar operações de tratamento de dados, bem como vão precisar estar em conformidade com a lei para não terem de arcar com multas e sanções previstas na LGPD. Então, continue conosco!

O que muda nos processos seletivos e na gestão de colaboradores?

Um dos maiores impactos da lei está no setor de recursos humanos, nos processos de contratação de colaboradores e na relação da empresa com eles. De um lado, a LGPD vai impor às empresas a necessidade de coletar apenas os dados necessários nos currículosno processo seletivo, bem como vai determinar às empresas a necessidade de estabelecer prazos de guarda daqueles currículos recebidos, não mais sendo possível deixá-los armazenados em uma pasta para sempre.   

Nesse sentido, o processo seletivo passa a ser menos invasivo e mais enxuto, deixando de se requerer dados irrelevantes e possibilitando ao candidato ter maior controle sobre os dados pessoais que a empresa coleta durante a seleção, podendo, inclusive, requerer a exclusão de seu currículo do banco de dados. 

De outro lado, a relação com os funcionários passa a ser regida pela transparência, sendo importante informar os funcionáriosinformá-los sobre o monitoramento de redes sociais e acessos de internet, bem como sobre o monitoramento por serviço de câmeras interno. 

Além disso, a conformidade com a LGPD também passa pela conscientização dos próprios colaboradores para a importância da proteção aos dados pessoais, treinando-os para a nova realidade, na medida em que essas questões passarão a fazer parte da rotina deles também. 

Leia também: Como sua empresa pode se preparar para a LGPD em vigor?

O que muda no relacionamento com o cliente?

Outra dimensão que também demanda um foco especial é no relacionamento com os clientes, pois a LGPD estabelece, de um lado, regras de transparência a respeito da coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais dos clientes, e de outro, a necessidade de revisar práticas correntes dos setores de marketing e relacionamento com o cliente. 

Por exemploo site da empresa que muitas vezes utiliza cookies que coletam dados de navegação do usuário para melhorar sua experiência e para fins de marketing direcionado, precisará contar com um aviso explicitando a coleta dessas informações e possibilitando ao cliente desativar os cookies, de acordo com sua vontade. 

Aindao marketing das empresas deverá deixar de lado listas de e-mail frias ou compradas, comumente obtidas sem a ciência dos titulares daqueles endereços eletrônicosalém de evitar o envio de mensagens e propagandas indesejadas. 

Impactos na rotina da empresa 

De um modo geral, a LGPD vai impor aos dirigentes e colaboradores da empresa a necessidade de estarem atentos às demandas dos clientes no tocante aos seus dados pessoais, bem como os colaboradores vão precisar passar por uma conscientização sobre segurança da informação, de forma a evitar incidentes envolvendo dados pessoais. 

Vale lembrar que segurança da informação não será mais apenas assunto do setor de TI, pois os colaboradores também são responsáveis por garantir a segurança digital das empresasPortanto, caso a empresa sofra com ataques cibernéticos que causem o vazamento de dados pessoais de seus clientes, além de sofrer prejuízo material ela sofrerá um prejuízo à sua reputaçãoque impacta a confiança do mercado nessas empresas. 

Porque é importante começar a se adequar ?

Ainda que as sanções e penalidades trazidas pela lei apenas comecem a valer a partir de agosto de 2021, o restante dos dispositivos da LGPD já começa a valer a partir da sua entrada em vigor. Isso significa que as empresas vão precisar estar atentas aos direitos dos titulares, que já vão poder requisitar informações a respeito do tratamento de seus dados pessoais, além de poderem requerer sua exclusão. 

Para além disso, um processo de conformidade da empresa à LGPD não pode ser feito da noite para o dia, demanda uma série de etapas que podem levar meses até anos, a depender do tamanho do empreendimento. 

Não somente isso, começar o processo o quanto antes significa sair na frente de outras empresas que ainda não se preocuparam com a necessidade de se adequarem à lei e não se conscientizaram a respeito disso. 

Por fim, significa um ganho competitivo, pois as empresas que já estiverem adequadas ou estiverem realizando a adequação vão buscar parceiros e fornecedores que também estejam adequados à LGPD. Isso acontecerá, principalmente, porque uma empresa que esteja em conformidade com a lei tomará precauções ao compartilhar dados pessoais de seus clientes e colaboradores com outras empresas. 

Saiba mais: Lei geral de proteção de dados em vigor: o que muda?

A sua empresa está pronta para a LGPD?

Como abordamos, a LGPD vai impactar as empresas brasileiras e impor mudanças na forma com lidamos com os dados pessoais. Isso impõe, portanto, a necessidade de implementar um processo de adequação, seja ele parcial ou total. 

Iniciar o processo de adequação é sair na frente, ganhar em competitividade e evitar sanções e multas que podem inviabilizar a sua empresa. 

Conte com uma boa equipe para realizar o processo

chave para realizar o processo de adequação da sua empresa à LGPD é contar com uma assessoria bem preparada, treinada e que possua uma metodologia adequada para implementar um bom programa de privacidade. 

É nisso, por exemplo, que o escritório Camargo & Vieira se diferencia ao realizar a adequação jurídica das empresas à LGPD, pois conta com profissionais certificados pela IAPP e utiliza um cronograma de adequação que segue as melhores práticas mundiais no ramo. 

escritório Camargo & Vieira, por exemplo, realiza a adequação, total ou parcial, das empresas no âmbito jurídico, e utiliza um cronograma de adequação com as melhores práticas mundiais, inclusive por contar com profissionais certificados pela Certificação Internacional da IAPP (International Association of Privacy Professionals).

É uma consultoria voltada às empresas de qualquer tamanho e faturamento, que conta com workshops gravados, ao vivo e materiais complementares para conscientizar a respeito da nova lei.

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