Assinatura Digital: Como Implementar Com Segurança
Em um mundo cada vez mais digital, dinâmico e que precisa levar em consideração, também, questões relacionadas à sustentabilidade, faz mesmo sentido demandar a impressão de um documento com páginas e páginas para que ele seja assinado à mão?
Na maior parte dos casos, não, e é por isso que existe a opção da assinatura digital, que pode ser utilizada tanto por pessoas físicas como jurídicas e traz diversas vantagens. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto e saber como implementá-la em sua empresa.
O que é assinatura digital?
A assinatura digital é um recurso utilizado para que um usuário da internet possa comprovar sua identidade online e, por meio dela, formalizar contratos digitais.digitais.
Essa é mais uma das facilidades que vêm junto com a transformação digital do meio empresarial, que precisa andar em paralelo com os avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade. Trata-se de um elemento indispensável para adequação dos seus contratos digitais às diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Os mais diversos setores de negócios podem se beneficiar com sua implementação, que traz vantagens como:
- economia;
- otimização de processos;
- segurança;
- sustentabilidade.
Como implementar a assinatura digital na sua empresa?
Para implementar a assinatura digital na empresa, é preciso contar com um software para assinaturas e um certificado digital — que serve para comprovar a identidade de uma pessoa física ou jurídica.
Para obtê-lo, é necessário escolher uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) e definir o tipo de certificado que será criado para a pessoa jurídica. As opções se diferem, por exemplo, no formato de armazenamento, como em um computador ou em um token.
Depois de escolher, é preciso reunir todos os documentos necessários para comprovar a identidade da empresa — esses documentos variam de acordo com o tipo de certificado a ser emitido.
Por fim, confirme o preço e o prazo de vigência do certificado: sim, eles têm prazo de validade determinado e, após esse período, é preciso renová-lo para continuar assinando digitalmente.
Após cumprir todas as etapas e receber o certificado digital, a empresa já pode passar a utilizá-lo para assinar seus documentos.
Já que você se interessou por esse assunto, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como garantir a segurança jurídica de contratos digitais!