Auditoria Tributária: como preparar sua empresa
A auditoria tributária analisa e revisa os procedimentos de uma empresa para verificar se ela está cumprindo corretamente todas as obrigações fiscais. Apesar de ser um procedimento essencial, ela pode ser uma experiência difícil para empresas, independentemente do porte.
É importante lembrar que seu objetivo é sempre positivo, pois a auditoria também visa a identificação de possíveis melhorias e até mesmo oportunidades para reduzir os custos com impostos.
Para que seu negócio passe pelo processo com tranquilidade, confira dicas de como preparar a empresa para esse momento.
1. Mantenha os seus registros em dia
A base para uma auditoria tributária bem-sucedida são os registros e, quanto mais precisos e completos estiverem, melhor. Por isso, é essencial guardar comprovantes das transações financeiras e fiscais da empresa, como receitas, despesas, vendas e compras. Certifique-se de manter todos os recibos, faturas, notas fiscais e outros documentos fiscais em ordem e disponíveis para revisão.
2. Conheça as principais leis tributárias
O conhecimento legal também é importante para manter a sua empresa melhor preparada para uma auditoria tributária. Cada estado e município possui sua própria legislação em relação a alguns impostos, e é importante que sua empresa conheça as leis mais relevantes para sua localização e setor.
Lembre-se de que isso não se refere apenas ao imposto de renda, mas também a tributos específicos sobre vendas, propriedade e outras obrigações relacionadas ao seu tipo de negócio.
3. Faça uma revisão interna
Antes de uma auditoria, é importante que a empresa realize uma revisão interna de seus registros fiscais para evitar surpresas desagradáveis. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e atualizadas, e que não haja discrepâncias. Se houver qualquer erro, corrija-o antes da auditoria.
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4. Prepare-se para as possíveis perguntas
A empresa deve se preparar para responder todas as questões que o auditor fiscal possa fazer. Isso inclui perguntas sobre a contabilidade, os impostos e outras informações fiscais. Certifique-se de que todos os membros da equipe que podem ser acionados estejam preparados para responder devidamente.
5. Mantenha um relatório gerencial em dia
Além dos registros fiscais, manter um relatório gerencial atualizado é crucial para o sucesso e a saúde financeira de qualquer empresa. Um relatório gerencial oferece informações essenciais sobre o desempenho e a posição financeira da empresa, permitindo que os gestores tomem decisões informadas.
6. Contrate um profissional especializado
Contratar um profissional especializado em auditorias tributárias é extremamente útil para ajudar a empresa a se preparar adequadamente para o processo, visando garantir que todos os registros fiscais estejam em ordem e ajudando a responder a quaisquer perguntas que o auditor fiscal possa ter.
Se você se interessou pelo conteúdo desse artigo e quer preparar a sua empresa para uma auditoria tributária, conheça o serviço de diagnóstico fiscal do escritório Camargo e Vieira Advogados e marque uma conversa!