Planejamento Tributário como Ferramenta de Gestão
O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão, há muito tempo conhecida, como um norteador para formação de preço e otimização de recursos para a empresa. Como o próprio nome já diz, planejar o regime tributário mais benéfico para a empresa gera economia, buscando o melhor cenário possível para aquele momento da empresa.
Impactos da Reforma Tributária no Planejamento
Com a reforma tributária, o planejamento assume não só o papel de economia de recursos, mas de concretização da precificação e das margens da empresa. A reforma tributária, durante o período de transição, vai culminar em impostos simultâneos e em percentuais proporcionais. Ou seja, serão no mínimo 3 regras distintas simultaneamente que poderão afetar o resultado e, principalmente, a precificação para com clientes e fornecedores.
De forma preventiva, o planejamento tributário busca antever a oscilação de resultado, trazendo para realidade preços praticados, nos cenários possíveis, que são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Com as informações do custo tributário em cada regime, é possível, anualmente, fazer a opção pelo mais benéfico para a empresa.
Considerando a incidência dos impostos sobre consumo (ICMS, ISS, CBS, IBS) e dos impostos sobre a renda em cada um dos regimes propostos.
Planejamento Tributário como ferramenta de gestão, segurança fiscal e suas vantagens competitivas
O planejamento tributário, então, busca trazer para as empresas uma segurança fiscal e tributária e uma correta precificação, sendo de fundamental importância estratégica para a tomada de decisão, principalmente para os cenários futuros com transição de impostos e modificação das regras sobre os impostos sobre o consumo.
O enquadramento mais benéfico pode trazer vantagens competitivas frente a clientes, precificação mais próxima a concorrentes, bem como pode identificar os principais pontos de interferência no resultado, apontando, tributariamente, soluções para reduzir o impacto tributário do custo Brasil.
Analisar as possibilidades e trabalhar com a otimização da carga tributária neste momento, antevendo o período de transição, pode ser o fôlego necessário para este período, usando uma ferramenta lícita e estratégica.
Leia também o nosso artigo sobre os benefícios do Planejamento Tributário: Planejamento tributário: entenda os benefícios para sua empresa