O Que É Governança De Dados?
Um dos principais efeitos da transformação digital foi que a informação se tornou um dos principais ativos de uma empresa. Nesse contexto, as organizações precisam de uma abordagem de governança de dados que cubra todo o seu ciclo de vida, da coleta ao descarte. Inclusive, essa também é a exigência fundamental da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A seguir, você vai entender o que é e quais são os objetivos da governança de dados. Além disso, elencamos alguns passos para implementá-la na sua empresa. Confira!
Afinal, o que é governança de dados?
A governança de dados é todo o conjunto de ações implementadas para assegurar que os dados coletados pela organização sejam:
- precisos;
- seguros;
- privados;
- disponíveis;
- utilizáveis.
Para isso, as organizações devem ter uma política de proteção de dados capaz de evitar violações de segurança e regras bem definidas sobre quem pode manipular as informações — e em que circunstâncias isso deve ser feito. Essas atribuições cabem a agentes de tratamento da LGPD, como o controlador e o operador.
Dessa forma, sua empresa garante a adequação à lei e estabelece uma relação confiável e transparente com clientes e fornecedores.
Como implementar a governança de dados?
Um bom plano de governança de dados precisa se basear no conhecimento aprofundado sobre os processos de todas as áreas da empresa. Isso permite que as regras sejam adaptadas às características específicas do modelo de negócio.
Basicamente, a formatação desse conjunto de ações deve seguir os seguintes passos:
- diagnosticar o fluxo de informações, para entender quais são os dados coletados e que caminho eles percorrem dentro da empresa;
- elaborar uma estratégia para implementação da governança de dados que atenda às especificidades de cada área e permita a melhoria contínua;
- estabelecer mecanismos de uso de acordo com o valor que os dados têm para a organização;
- avaliar resultados para entender se os processos implementados são efetivos e identificar oportunidades de melhoria.
Esszs passos devem compor um ciclo para que os mecanismos de governança de dados sejam sempre aperfeiçoados. E para garantir adequação à LGPD, é indispensável contar com o apoio jurídico especializado em todas as etapas do projeto.
Para entender melhor esse aspecto, veja como funciona uma consultoria LGPD e de que forma esse serviço pode reduzir riscos e minimizar custos para sua empresa.