Medidas de compliance empresarial: como adotar na sua empresa?
De tempos em tempos, o ambiente empresarial é sacudido por tendências ou, como denunciam alguns, por modismos que são repetidos como mantras até que se tornem obrigações para os gestores empresariais. Ao contrário do que se imagina, o Compliance não se trata de uma modinha corporativa, mas em soluções aplicadas que impulsionam e conferem solidez ao negócio.
Segundo Candeloro, Rizzo e Pinho (2012), o Compliance “é um conjunto de regras, padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários”.
Em outras palavras, o Compliance não se limita a conformidade legal e regulatória, mas se reveste no processo contínuo de melhoria e adaptação da empresa no mercado com objetivo de consolidar reputação e concretizar a missão, a visão e os valores.
Nem sempre se pensou assim. Em razão de múltiplos fatores, o mundo corporativo despertou para a necessidade de a regulação dos mercados ir além da atuação estatal, normalmente limitadora e pouco eficiente. Assim, calcadas em princípios como transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa (social e ambiental), o compliance empresarial está difundido na rotina de muitas empresas.
O que são medidas de compliance empresarial?
As medidas de compliance empresarial, como o próprio nome diz, reúne um conjunto de ações e procedimentos capazes de orientar o comportamento de uma empresa em seu mercado de atuação, assegurando cumprimento das normas e garantido solidez de reputação.
São inúmeras e variadas as medidas disponíveis, a depender do segmento econômico, porte e estrutura jurídica da empresa, sendo fundamental o compromisso da alta direção em cumprir e fazer cumpri-las por todos.
As medidas envolvem desde a adequação da empresa as Leis, resoluções, portarias e normas regulamentadoras, passando pela criação de um código de conduta até a implementação de um canal de denúncias para acolher relatos de denúncias de desvios de conduta, reais ou potenciais.
Leia também: Compliance Trabalhista: Quais as Vantagens?
Como as medidas de compliance empresarial funcionam na prática?
Em sociedades cada vez mais complexas, as medidas são poderosas ferramentas de geração de cultura de boas práticas na empresa, impulsionando os colaboradores, fornecedores e clientes a contribuírem positivamente para a reputação da organização, a confiança e o engajamento de todas as partes interessadas.
Uma vez implementada, as medidas de compliance empresarial direcionam a estratégia e fundamentam a cultura da organização, servindo de bússola para um processo decisório estratégico ancorado em princípios éticos.
Como funciona a solução do compliance empresarial do C&V?
O C&V nasce com o compromisso de ser um escritório de serviços jurídicos com atendimento personalizado e objetivo. O nosso programa de compliance se inicia com o diagnóstico da situação da empresa seguido de sugestão de implementação de políticas, diretrizes, código de conduta, canal de denúncias e demais instrumentos capazes de prevenir, detectar e sanar desvios de conduta, fraudes, atos de corrupção, lavagem de dinheiro, atos ilícitos praticados contra a administração pública, dentre outras questões.
Ainda, oferecemos treinamento in company para adequação da empresa e dos funcionários às regras, portarias e resoluções normativas com vista e reduzir a incidência de multas, penalidades e ações judiciais na atividade.
Além disso, assegurar permanentemente a alinhamento de todos na organização com os princípios, valores e propósito que regem a empresa, promovendo uma cultura de integridade.
Conclusão
Nós do C&V entendemos que o compliance empresarial se revela na busca permanente de coerência entre aquilo que se espera de uma organização – respeito a regras, propósito, valores e princípios que constituem sua identidade – e o que ela, de fato, pratica no dia a dia.
Nossa missão é apoiar e assessorar nossos clientes na geração de um ambiente seguro, integro e próspero por meio de medidas eficazes na consolidação de uma cultura organizacional forte e totalmente voltada para atingimento das metas e resultados.