Cadastur — Saiba Mais Sobre O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos
Empresas que prestam serviços voltados ao turismo devem se inscrever no Cadastur a fim de regularizar suas atividades e se beneficiarem de incentivos do setor. Neste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto!
Continue lendo.
O que é e para que serve o Cadastur?
O Cadastur é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos criado pelo Ministério do Turismo brasileiro.
Pessoas físicas ou jurídicas que tenham o certificado de cadastramento são autorizadas a trabalhar legalmente no setor e têm acesso a diversos benefícios e incentivos. Além disso, ganham mais credibilidade perante aos turistas, que têm certeza de estarem contratando um serviço autêntico.
Quem pode se cadastrar no Cadastur?
O certificado de cadastro é obrigatório para:
- guias de turismo (microempreendedor individual);
- serviços de hospedagem;
- agências de turismo;
- organizadoras de eventos;
- transportadoras turísticas;
- parques temáticos;
- e acampamentos turísticos.
Para outros negócios, que normalmente dependem ou se beneficiam desse setor, ele é opcional. Esse é o caso de:
- casas de espetáculos;
- empresas de equipamentos de animação turística;
- centros de convenções;
- empreendimentos de entretenimento e lazer;
- parques aquáticos;
- locadoras de veículos para turistas;
- empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva;
- prestadores especializados em segmentos turísticos;
- prestadores de infraestruturas de apoio para eventos;
- restaurantes, cafeterias, bares e similares.
No caso de pessoas jurídicas, a inscrição no Cadastur vale por dois anos. Já para pessoas físicas, dura por cinco anos. Depois desse prazo, deve ser solicitada a renovação do certificado.
Tanto a inscrição inicial quanto a renovação são gratuitas.
O que precisa para ter o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos?
Fazer a inscrição no Cadastur é bem simples. Basta acessar o site gov.br e buscar por “CADASTUR”, em posse do cartão CNPJ e documento de identidade do sócio ou representante legal do negócio.
Será necessário preencher alguns formulários e, em até 5 dias úteis, o sistema valida a inscrição, enviando o certificado após cerca de 45 dias.
Como saber se uma empresa está cadastrada?
Como dito anteriormente, esse é um certificado que garante segurança aos turistas. Por isso, acessando a plataforma do Cadastur, eles conseguem ver quais negócios estão cadastrados.
Para isso, basta clicar em “sou turista” e utilizar os filtros de estado, cidade, bairro, atividade, nome ou número do cadastro do serviço para localizar a inscrição.
Benefícios do Cadastur
As empresas com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos ativo recebem diversos benefícios e incentivos federais, como:
- participação em programas de qualificação promovidos pelo Ministério do Turismo;
- acesso a condições especiais de financiamento em bancos oficiais;
- visibilidade, autoridade e credibilidade junto aos turistas,
- apoio do Governo Federal em eventos e ações.
Um dos benefícios mais recentes atrelados a esse cadastro foi o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Ele, inclusive, gerou polêmicas por exigir o Cadastur.
Neste outro artigo, saiba mais sobre o Perse e veja se você tem direito ao benefício.